segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ensaio com Fantine Thó & Família

Levanta a mão quem nunca dançou ragatanga aí! Pois ééééééé, eu já dancei e muito nessa vida! Era muuito fã do Rouge e continuo sendo, com o diferencial que, hoje em dia, posso dizer que a maioria das meninas são amigas pessoais minhas. \o/ Tenho o maior orgulho das vitórias pessoais de cada uma delas e de ver que, dez anos depois, elas continuam fazendo barulho: hoje é dia de vê-las no Multishow, às 21:30h, no Fábrica de Estrelas, e conferir  o lançamento do novo single, Tudo é Rouge, para marcar o retorno delas! Vamos ficar ligados! \o/\o/
Quando o grupo acabou, a Fantine se mandou pra Holanda e aí tive que me contentar em vê-la só de vez em quando. Nesse meio tempo, ela engravidou e teve a Christine e, em 2009, a Fan resolveu ir a São Paulo para fazer um pocket show pros fãs, com músicas autorais e covers.  Sabendo previamente dessa vinda dela - e que ela traria a Kikish (Chris) - mandei um e-mail bem cara de pau me oferecendo para fazer um ensaio fotográfico com as três gerações de mulheres da família: a Fan, a Kikish e a Tia Su, queridíiiissimmaa, mãe da Fantine. 
Nessa época eu estava ainda começando a me descobrir na fotografia; mal tinha experiência ainda e, assim sendo, eu super entenderia caso a Fantine, educadamente, recusasse minha oferta hehe. Afinal, eu não tinha muita (ou nenhuma) técnica; não tinha equipamento de ponta...era tudo muito básico. O que eu tinha de sobra era a vontade de aprender e a vontade de clicá-la. Mas, generosa como sempre foi, não só aceitou como topou todas as minhas sugestões: o Ibirapuera como locação e as três estarem de branco, como figurino. Então, acertei três ensaios com a Fantine: o das três gerações, que vocês podem conferir abaixo; um ensaio somente dela, pelas ruas de São Paulo (que está no ar em www.carolcaminha.com, na seção "Retratos") e o registro do pocket show. Foi tudo lindo e eu serei sempre muito grata à Fan por ter apostado em mim quando eu mesma tinha dúvidas. =) 
Chamei minha companheira de aventuras Nina Quintana pra ser minha assistente e então partimos rumo ao Ibira, em um belo dia de sol em São Paulo. Vejam como ficou o resultado e como eu tive que me segurar pra não morder e arrancar pedaço da Kikish! Coisa mais fofa!!!


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ensaio Maju, Paulo e Guigui!

Ano passado tive o privilégio de morar três meses em Londres, de junho a agosto. Foi um período ótimo: aproveitei pra mimar muito o Fabrício e também pra fazer uso da hospedagem vip da minha irmã Mariana, hehe, que voltaria ao Brasil em dezembro último (como de fato aconteceu). 
Londres por si só dispensa comentários, né? Que cidade interessante e viva! Eu amo muito...e, pra minha sorte, calhou da minha ida ser na mesma época da Olimpíada, então foi ótimo ver a cidade respirando esporte e ver como ela se preparou pra esse big evento. Eu adorava sair de metrô e dar de cara com atletas das delegações (você via pelo uniforme), com voluntários...pra minha felicidade, trabalhei no qg do Comitê Olímpico Brasileiro, que recebeu o nome de "Casa Brasil" e funcionava dentro da Sommerset House. Realmente inesquecível!
Sorte a minha, também, foi ter sido descoberta pela Maria Júlia (Maju para os íntimos :) via o Mundo de Fabrício: ela daria à luz dali a pouco tempo, viu meu trabalho lá no blog do Fab e entrou em contato comigo para que eu fizesse um ensaio dela e do marido, Paulo, por locações da cidade.
A parte tensa foi a seguinte: o Guigui já poderia nascer a qualquer momento, mas o tempo londrino não colaborava...e as fotos pre-ci-sa-vam de um azul lindo no céu, né?! Enfim, depois de algumas tentativas, finalmente acordamos com um beeeeelo dia de sol naquele domingo e saímos para a nossa sessão. 
Fizemos a primeira parte em um spot que dava de cara pro Big Ben (Guigui não é fraco, não!) e depois fomos à um parque que ficava bem ao lado do apê da minha irmã. Aliás, aparentemente esse lugar não rendia nada, até por ser muito pequeno, sem gramado etc. Mas é impressionante como, após um certo tempo treinando o olhar, lugares pelos quais você passa todo dia e não dá a mínima...viram excelentes locações pra fotos! Pode reparar e tentar fazer esse exercício...é surpreendente. Deu tudo certo e depois fiquei muito feliz ao ver que eles curtiram demais as fotos! 
E ah! Felizmente, no meu período londrino, deu tempo de conhecer o Guigui (coisa maaaaisss fofa!) e fazer um ensaio newborn com ele. É clarooo que esse ensaio ainda vai aparecer aqui no Family Clicks. =) Muito fofo esse amiguinho do Fabrício, viu?! 
Vejam como ficaram as fotos! 


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ensaios temáticos: Páscoa

A Páscoa já passou e levou com ela o fato de podermos comer chocolate dez horas por dia sem culpa nenhuma. Mas o que ficou dela foi o cartão fooofo que produzi em conjunto com a minha irmã Mariana  - eu fotografando o Fabrício e ela se responsabilizando por todo o layout gráfico, claaaro. 
Pra quem não sabe, a Mariana mantém o Mundo de Fabrício desde o nascimento dele e quem se aventurar pelos arquivos, vai ver que ela é a maaaiss empolgada em relação a tudo: seja Natal, Halloween ou Páscoa, ela dá sempre um jeito de transformar o Fabrício em um boneco. =) Só pra ilustrar, ela já chegou a fantasiar o indefeso baby de abóbora no Halloween do ano passado, quando eles ainda moravam em Londres. Dá pra vocês terem uma noção do que o Fabrício tem que passar? heheh
O fato é que eu adoro participar dessas coisas também. Então a última invenção foi, naturalmente, fazermos uma sessão Smash the egg na minha última visita a Brasília.
Descemos com o Fabrício para o gramado em frente ao prédio e, enquanto eu tinha a tarefa de fotografá-lo todo sujo, ele tinha a missão de comer chocolate sem limites. Quanto mais sujo estivesse, melhor. Simples assim. Acho que nem ele acreditou nessa dádiva, hahhah. Enfim, foi uma sessão rápida e divertida; foi muito legal ver a gradação da situação: ele começando limpinho, explorando o carrinho que veio como lembrancinha do ovo de Páscoa...e terminando imundo, com um sorriso de orelha a orelha e com um ar de menino danado. Lindo!
 Em tempos de redes sociais quase onipresentes, é legal também ter as fotos para fazer montagens fofas e divulgar aos amigos. Eu não resisti e postei uma no meu instagram (@carolcaminha) enfeitadinha com motivos pascais; dá uma olhada! E veja também como ficou o cartão de Happy Easter desse ano:


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ensaio da Mari e do Júlio!

Hoje decidi colocar por aqui o ensaio que fiz do queridíssimo casal Mariane e Júlio! A Mari eu não conhecia antes; ela já era uma querida amiga da minha irmã e eu só lembro da Mariana (minha sis) me falando: "olha só, a Mari é super exigente! Mesmo! Então capricha porque, se ela gostar do seu trabalho, é sinal de que você fez bem mesmo e você vai fotografar a Júlia pelo resto da vida" :). A Júlia, no caso, é a filhinha do casal que, na ocasião desse primeiro ensaio, ainda estava dentro da barriga. E bem, realmente...depois desse primeiro, fotografei o chá de bebê, o batizado (só não fotografei o parto porque tinha acabado de me mudar pro Rio, buá!) e o aniversário de um aninho da boneca. Aliás, inacreditável saber que mês que vem estou indo a Brasília para fotografar o niver de dois anos dela! Ô tempo pra passar voando...mas bem, conclusão: acho então que a Mari gostou do meu trabalho, né? Hahah! 
Aliás, ela sempre dá uma super força me divulgando por aí, inclusive no Roteiro Baby, site que ela mantém no ar junto com a Iza e que é passagem obrigatória para todas as mamães da área! Eu ainda não sou mãe, mas é super legal saber que a internet proporciona tanta informação de qualidade pra esse momento importante na vida de qualquer mulher. Então, corre lá pra ficar por dentro de tudo do mundo dos pequenos! ;) 
Enfim falando sobre o ensaio: fez um belo dia de sol em Brasília e então nos mandamos para o sítio da avó da Mari. Foi uma locação muito feliz que me deu várias possibilidades - pude brincar fazendo contraluz em uma janela com uma rendinha fofa, usar a escada e os balanços de lá, assim como  o gramado verdinho também. E a Mari e o Júlio super entraram no clima e nas brincadeiras que eu propus, o que também é bem importante para que as fotos fluam como o fotógrafo imagina. Realmente, foi um dia feliz. :) Confiram abaixo alguns dos cliques! E fiquem certos que a Mari, o Júlio e a Júlia ainda vão aparecer muuito aqui no Family Clicks. =)


terça-feira, 9 de abril de 2013

Meu primeiro ensaio newborn!

Bom, como o blog é novo, vocês ainda não sabem, então cabe a mim entregar o jogo: além de fotógrafa, outra função que me tira do sério de alegria é ser tia! E ser tia do Fabrício, então, é uma realização. :) Ele hoje já tem dois aninhos, mas parece que foi ontem que toda a trupe Caminha seguiu para Londres para presenciar o tão aguardado nascimento dele, que aconteceu em 10 de janeiro de 2011.
O nascimento foi mágico, de parto natural, com a família toda dentro do quarto do hospital (juro!) vendo minha irmã desesperada de dor, hahah! Enfim, eu poderia escrever horas sobre essa experiência (até porque a fotografei), mas minha irmã, Mariana (a mãe do Fabrício), já o fez lindamente lá no blog O Mundo de Fabrício. Entrem lá que vocês vão se apaixonar! Vale a pena ir atrás, nos arquivos, do post dela sobre o parto.
Mas voltando...além de fotografar o parto, fui escalada para tirar a foto oficial que anunciaria aos quatro cantos do mundo o nascimento do nosso príncipe. Assim sendo, fui obrigada a fazer minha estreia no chamado ensaio "newborn", que se caracteriza por acontecer logo nos primeiros dias de vida do bebê. Aqui no Brasil parecem estar descobrindo essa "novidade" só agora, mas lá fora isso é mais batido do que não sei o quê...desde a pioneira-ídola Anne Geddes que o mundo todo sabe que esses pequenos seres são lindos modelos pras nossas lentes.
Voltando novamente...enfim, era Londres, tava um friiioo de rachar e a sessão de fotos com o Fab simplesmente só podia acontecer aquele dia, porque na manhã seguinte eu já embarcaria de volta ao Brasil. Então é claro que isso me deixou um pouco ~tensa~, porque eu não teria outra chance caso o ensaio não vingasse. Como já tínhamos uma ideia fixa para o quê seria o cartão de aviso de nascimento, obrigatoriamente o Fabrício deveria estar peladinho, sem roupa nenhuma, e naquele frio hahah. Aliás, fica a dica (por experiência própria): evitem deixar maridos (e, às vezes, sogras) presenciando esses ensaios, porque geralmente eles acham que a fotógrafa entrou em acordo com a mãe do bebê para deixar a criança passar frio e fome em nome de uma simples foto que, na visão deles, não é tão essencial assim. Sério!
De fato, não deve ser a coisa favorita do bebê ficar peladinho, fora da zona de conforto dele e tal, mas com certeza não é o suficiente pra criança pegar uma pneumonia ou uma virose ou morrer de fome =). É um esforço necessário, de todos os lados, em nome de uma bela foto que servirá de lembrança daqui até a eternidade. Então, é claro que quem vê a foto do anúncio da chegada do Fabrício, não imagina que estava um frio de matar naquela cidade (dentro de casa tinha aquecedor e ele também ficou aquecido pelas luzes do estúdio-portátil da minha irmã, mas mesmo assim não deve ter sido muito confortável pra ele), que minha mãe (bela assistente!) ficava fazendo carinho na cabeça dele para acalmá-lo na hora do choro e nem que na maior parte do tempo o Fabrício só se acalmava com a chupeta (que obviamente tinha que ser tirada por 3 segundos várias vezes, para que eu pudesse clicá-lo sem ela). Enfim, enfim, esses ensaios são sempre meio caóticos mesmo.
Antes de acontecerem, acho que as mães acham que harpas tocarão e o bebê vai ficar paradinho fazendo poses fofas sozinho...não é nada disso. É caos mesmo! Claro que há bebês mais tranquilos, outros não, mas já presenciei alguns fazendo cocô na hora do clique e por aí vai...hahah, temos que estar preparados para tudo.
Enfim, chega de conversa! Eis alguns cliques do Fabrício que fiz naquele dia e, no final, vocês podem conferir como ficou o tão aguardado anúncio de nascimento dele.
Até a próxima!